Inscrições Prouni 2018


Inscrições Prouni 2018 – O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Governo Federal, hoje é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação com o intuito de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.


Criado em 2004, o ProUni foi fundado com a finalidade de aderir bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes que tem interesse de realizar uma graduação por meio dos cursos que as instituições privadas de ensino superior cadastradas oferecidas pelo programa.


Para realizar a sua inscrição ProUni 2018 é preciso que você fique atento ao período de inscrições do programa para que assim você possa realizá-la e escolher os cursos de seu interesse em uma ou mais instituições de ensino privado espalhado por sua região e o tipo de bolsa integral ou parcial.

Inscrições ProUni 2018

Inscrições ProUni 2018Poderão realizar participar das inscrições Prouni todas as pessoas que não obtêm um diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior. Além disso você terá que obter 450 pontos ou mais na prova do exame e não zerar a redação.

A inscrição para o Prouni 2018 é muito simples de ser realizada, para isso é só seguir o passo a passo abaixo:

Inscrições ProUni 2018


Passo 01: Acesse o site oficial do programa siteprouni.mec.gov.br.


Passo 02: Será preciso que informe o seu CPF, número de inscrição do Enem do ano anterior e a senha cadastrada.


Passo 03: Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição ou de sua senha no Enem, poderá recuperá-los na página do Enem. Vale ressaltar que se o estudante estiver cadastrado em outro programa do Ministério da Educação deverá usar a mesma senha.


Passo 04: Faça a escolha dos cursos.


Para conseguir ingressar-se no ProUni 2018 é preciso que o candidato apresente a sua renda familiar, neste caso o mesmo terá que ter uma renda bruta salário mínimo e meio por pessoa, para que assim possa pegar a bolsa parcial de 100% e a parcial é preciso que o estudante tenha uma renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além disso terá que:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

Desta forma, ao realizar as inscrições Prouni 2018 o candidato poderá escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis de acordo com seu perfil. Não perca tempo e realize a sua inscrição assim que o período estiver aberto.

O que fazer após as inscrições Prouni?

Após realizar a Prouni inscrições, o programa selecionará os estudantes de acordo com a avaliação do último edital do Enem realizado. Lembrando a todos os candidatos que serão realizada duas chamadas.

Inscrições ProUni 2018

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá optar se tem interesse em participar da Lista de Espera do ProUni, serão feitas duas chamadas, onde os estudantes que fora selecionados pelo programa deverão comparecer às instituições de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Você poderá conferir se foi chamado e para qual instituição foi escalado no próprio site do ProUni.

É importante ressaltar que a partir da lista de espera ProUni 2018 a gestão do programa deixa de se responsabilizar, deixando que assim as próprias instituições de ensino realizem as convocações. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Universidades participantes

Para realizar a consulta das universidades conveniadas ao ProUni é muito simple, o programa, por meio do site oficial, disponibiliza para os estudantes todas as instituições cadastradas no sistema de bolsas:

  • Acesse a página de consulta por meio do site siteprouni.mec.gov.br;
  • Clicar em “Procurar por Instituição”;
  • Digitar o nome da universidade;
  • Clicar em “Pesquisar”.

Caso a universidade que você tem interesse em ingressar está sendo disponibilizada pelo programa você deverá ver todos os cursos disponíveis naquela instituição. Além disso você deverá tomar informação o turno, a mensalidade e a quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais para ampla concorrência e cotas.

Resultado

Inscrições ProUni 2018O resultado do ProUni 2018 sai no próprio site emissor do programa, desta forma, é preciso que após a entrega da documentação, a instituição de ensino deve aferir a pertinência e veracidade das informações prestadas, concluindo pela aprovação ou reprovação do candidato.

Para saber se foi aprovado ou reprovado o candidato do ProUni o candidato poderá verificar o resultado no próprio sistema das inscrições Prouni 2018. Desta forma, a bolsa que o candidato escolher começará a ter efeito após a data de pagamento da instituição.

Saiba que tem data para visualizar se você passou ou não, para que assim você possa realizar a sua inscrição para o Prouni 2018 na instituição que você passou. O candidato que ainda não está matriculado na instituição perderá a vaga e a instituição vai chamar o candidato que obteve a melhor pontuação da lista de espera.

Conclusão

Inscrições ProUni 2018Após saber essas informações referente ao ProUni, não deixe de realizar as suas inscrições Prouni 2018 assim que abrir o processo. Caso obtenha alguma dúvida a respeito do ProUni, deixe o seu recado para que possamos te responder o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário