INSCRIÇÃO PROUNI 2017 – Como se Inscrever, Cronograma


Inscrição Prouni 2017 – A sigla PROUNI significa Programa Universidade para Todos. O Prouni 2017 é um programa do MEC (Ministério de Educação e Cultura) criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais ou parciais de 50%, em instituições particulares de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. As instituições que participam do Prouni recebem o benefício da isenção de impostos.


Inscrição Prouni 2017

Os alunos que podem realizar a inscrição Prouni 2017 são aqueles que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aluno deve, também, ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do Enem e não pode ter zerado na redação.


Inscrição Prouni 2017

Além disso, para concorrer à bolsa integral, o aluno deve ter uma renda bruta familiar de até 1 1/2 salários mínimos. Para concorrer à bolsa parcial de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa e estar em conformidade com ao menos uma das condições listada abaixo:

  • Ter cursado e concluído o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada com bolsa integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo a função na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

O processo de seleção para a obtenção das bolsas acontece em três fases:

a) Inscrição Prouni e pré-seleção pelo MEC: o aluno escolhe a modalidade de bolsa em até cinco instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, de acordo com a sua renda familiar por pessoa e sua adequação às condições do programa. Em seguida, o Sistema do ProUni (Sisprouni) classifica os alunos, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.

b) Conferência das informações preenchidas pelo candidato pelas instituições de ensino superior: os alunos devem comparecer às instituições de ensino, portando os documentos que comprovem todas as informações que constam em sua ficha de inscrição.

c) Seleção feita pelas instituições: os alunos poderão ser encaminhados para processos seletivos realizados pelas próprias instituições que o aluno escolheu. Se aprovados, serão inseridos no programa por meio da emissão do Termo de Concessão de Bolsa.

A reprovação do candidato em qualquer das etapas descritas implicará a pré-seleção em segunda chamada do candidato seguinte na listagem de classificação, de acordo com a ordem das notas obtidas no Enem, além das vagas remanescentes Prouni 2017.

O aluno selecionado para participar do programa deverá apresentar, durante o curso, um aproveitamento de, no mínimo, 75% nas disciplinas que fazem parte do curso escolhido, durante cada período letivo para poder permanecer como bolsista.

Como se inscrever no Prouni 2017

Para realizar as inscrições Prouni 2017, o aluno candidato deverá, em primeiro lugar, informar o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Caso o aluno não tenha mais esses dados ou não os lembre, ele poderá recuperá-los acessando a página do Enem.

Inscrição Prouni 2017

Além das informações referentes ao Enem, o aluno também deverá informar seu CPF. As inscrições Prouni 2017 são gratuitas e realizada pela internet, por meio do site oficial do Prouni.

Ao realizar a inscrição Prouni 2017, o candidato escolhe, de acordo com a ordem de sua preferência, até duas opções de instituição, curso, turno e o tipo de bolsa: integral ou parcial (50%). Durante o período de inscrições Prouni, o aluno poderá alterar suas opções. Ao final do prazo, será considerada a última alteração salva.

O que fazer após as inscrições Prouni 2017 ?

No caso de haver mais alunos do que vagas, ao final do prazo de inscrições Sisu, o sistema do Prouni seleciona os melhores candidatos em cada curso, por meio da modalidade de concorrência e de acordo com seu desempenho no Enem.

Inscrição Prouni 2017

O candidato selecionado, após entregar a documentação, deverá esperar pela conferência das informações preenchidas pela instituição de ensino que concluirá a aprovação de sua participação no programa. O candidato poderá verificar o resultado Prouni 2017 no próprio sistema de inscrição Prouni 2017.

Cronograma Prouni 2017

O Ministério da Educação junto ao Programa Universidade Para Todos fornece o cronograma Prouni 2017 para que os interessados possam se organizar durante todo o andamento do processo e assim conseguir uma vaga na universidade. Tal calendário é de suma importância para visualizar as datas de:

  • Inscrições abertas;
  • Prazo final para inscrição de candidato ainda não matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever.;
  • Prazo final para inscrição de candidato já matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever;
  • Vagas Remanescentes.

O prazo final para inscrição de candidato já matriculado na instituição de educação superior em que deseja se inscrever se encerra em 01/12/16. O cronograma Prouni para 2017 ainda não está disponível, porém o candidato poderá se manter atualizado acessando a página do Prouni.

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário